-
Arquitetos: Arcieri Arquitectura
- Área: 380 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Sebastián Aguilar Aloy
-
Fabricantes: Maderas Gabycar, Rozen
Descrição enviada pela equipe de projeto. LL Inhouse é um projeto de habitação coletiva na cidade de Montevidéu. Está localizado em uma área central e proeminente do bairro de Pocitos, cercado de serviços e perto de centros de mobilidade urbana como a Rambla de Montevidéu, o espaço público mais importante da cidade que unifica todo o seu litoral. Por outro lado, está área também é muito tranquila e tem a escala do bairro preservada, fazendo desta localização um lugar muito privilegiado.
O projeto se desenvolve em quatro níveis, entrando centralmente em um térreo iluminado por uma claraboia de pé-direito triplo, que fornece iluminação adicional aos espaços de circulação e às residências no primeiro e segundo níveis.
Essas unidades se abrem para a fachada principal por meio de varandas de concreto aparente com generosas floreiras, criando um espaço semiaberto que incorpora a luz do sol e a natureza nas casas. A implementação de persianas de madeira deslizantes permite que as unidades possam abrir para as varandas, ou fechar e se proteger do exterior.
O interior das tipologias é simples e flexível, procurando permitir o funcionamento de múltiplos programas como habitação, escritórios e consultórios. Procura também dar origem às diversas dinâmicas que podem ocorrer atualmente na esfera privada, onde frequentemente o viver e o trabalhar coexistem, com a possibilidade de definir ou não delimitar os ambientes, de forma mais ou menos filtrada, gerando resultados diversos.
O nível da cobertura tem uma vista ampla e funciona como um espaço de lazer ao ar livre com churrasqueira. Este nível consiste em uma área central que pode ser acessada a partir da circulação comum, além de duas áreas laterais que são de usos exclusivo e acessadas por escadas a partir das moradias do nível 02.
No piso térreo encontra-se uma quinta unidade com outra distribuição e dimensões maiores, pensada para ampliar a sua versatilidade de usos. À direita estão os estacionamentos e um setor de depósitos que aumentam a capacidade de armazenamento das residências.